terça-feira, 25 de novembro de 2014

Teia ou Labirinto de Elastico



Teia de Elásticos em Sala de Aula
        A proposta desta aula foi inspirada numa obra da artista brasileira Lygia Clarck; Rede de Elástico de 1973. Consulte indicação nos recursos complementares.
        Professor, esta aula poderá ser aplicada com crianças de diferentes idades, havendo apenas necessidade de adaptação do tempo de duração para cada grupo, respeitando as peculiaridades de cada faixa etária.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
 • Organizar um espaço de brincadeira;
 • Identificar características do material utilizado: cor, textura, maleabilidade;
 • Experimentar amarrações com o material;
 • Desfrutar de momentos de expressão e descontração;
 • Compartilhar um espaço de brincadeira com adultos e crianças;
 • Experimentar movimentos de correr, saltar, rolar, abaixar, puxar, prender, escapar e outros.






1º Momento: Montagem da trama de elásticos com as crianças.
        O tempo de montagem da atividade dependerá da idade das crianças, do tamanho do espaço físico que será utilizado e a quantidade de material. Em nossa experiência, utilizamos 08 rolos de elásticos coloridos, de 10m cada um, distribuídos num espaço de tamanho médio.
 Organização do espaço:
         Professor, escolha um espaço de tamanho médio com uma área livre de mobiliários. O espaço deverá acolher as crianças com aconchego e segurança, proporcionando possibilidades de movimentos amplos e expressivos do grupo.
         Abra, com as crianças, os rolos de elástico e proponha a construção de uma grande teia. Oriente as crianças na disposição do material, indicando possíveis locais onde o material poderá ser amarrado ou enlaçado para formar a teia. Ajude a amarrar as pontas, caso haja necessidade.
         Para segurança das crianças, os elásticos não deverão ser muito tencionados na hora de amarrar, para evitar que se machuquem durante a brincadeira. Nem muito tensos, nem frouxos.
         

Material necessário:
               • Vários rolos de elásticos coloridos.



2º Momento: Brincadeira na teia.
                 Puro movimento e muita expressão!
Professor, o objetivo desta atividade é promover uma experiência para as crianças de descontração e movimento.
                Supervisione este momento com atenção para que as crianças possam desfrutar, com autonomia e segurança, do emaranhado de fios da teia.  
               As crianças poderão brincar espontaneamente, descobrindo diferentes possibilidades de experimentação do espaço: correr, enrolar, abaixar, prender, escapar, puxar, deixar-se enrolar na teia, prender o outro, sentir a maleabilidade do material. 
               Muitas brincadeiras poderão surgir neste momento, siga o ritmo do grupo e explore:
             •  O jogo de faz-de-conta;
             • Atividades e movimentos espontâneos;
             • Atividade dirigida, na qual o professor faz provocações e indicações considerando a faixa-etária de cada grupo;
             • Atividade de imitação de gestos e movimentos;
             • Imitação de animais;
             • Brincadeira de pega-pega dentro da teia;
             • Desafios. Brincadeira com movimentos sem tocar os elásticos com o corpo. Passar por baixo, por cima, pular e rolar por baixo dos elásticos.
                                           


Acadêmicas: AlineRegina, Larissa Gabriela e Natalia Jorge


3 comentários:

  1. Foram imensas as contribuição que estudar iniciação ao berçário me proporcionou, está fase pede cuidado e muita cautela ao professor, pois ate então o mundo daquele bebê se resumia a sua casa e seus parentes próximos, dali em diante, sua percepção muda e seu mundo se abre, já que tudo naquele ambiente deve ser adaptado a ele, a o seu desenvolvimento não so motor mas principalmente cognitivo, pois cabe ao professor propiciar ao bebê condições para seu desenvolvimento, e sei que tudo que aqui pude absorver será de grande valia na minha futura vida docente. Pois sei que minha visão em relação a primeira infância mudou, jamais imaginei que tanto podia ser feito com os bebê e que tudo isso pode mudar o modo como ele ira se desenvolver e o modo como ele vera o mundo .

    Aline Regina

    ResponderExcluir
  2. Legal está brincadeira vou fazer com meus pequenos.

    ResponderExcluir