quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Túnel de caixas



Túnel de caixas
Como preparar esta atividade: Adquira uma caixa grande como de geladeira, fogão (procure em caixas de eletrodomésticos). Corte nos dois lados da caixa, duas aberturas grandes o suficiente para passar crianças de 1 e 2 anos.



Objetivo: Esta é uma dica para trabalhar com maternal, mini maternal e toda a turma pequena. O uso do túnel favorece o deslocamento engatinhando (4 apoios), o que possibilita tonificar a musculatura de braços, pernas e tronco. O aspecto visual e espacial também é trabalhado nesta atividade, pois os bebês podem encontrar o outro lado do túnel. Esta atividade desenvolve a coordenação motora, estimula a percepção espacial e faz com que a criança adquira noção de direção e localização.

Acadêmicas: Lilian e Raquel Alves

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A disciplina AEA- Proposta Curricular para Berçário foi muito interessante e atrativa trouxe inúmeros aprendizados porque pude aprender um pouquinho sobre a rotina, como funciona, o que é trabalhado nos berçários e como desempenhar esse trabalho. E ver o quanto é importante a relação professor/aluno em relação ao cuidar da criança desde pequena dos cuidados básicos de higiene (ensinar a escovar os dentes, ir ao banheiro sozinho etc.) Como as crianças passam a maioria do tempo na creche porque os pais trabalham, o professor desenvolve um carinho especial por cada criança e isso é recíproco, os pequenos no começo estranham a ausência dos pais, da sua casa mais depois percebem que aquele lugar não é ruim, que lá eles podem fazer amiguinhos, e que vão receber cuidados e atenção. Tive a oportunidade de lembrar algumas músicas, brincadeiras e historias que eu havia me esquecido quando eu era criança e também ter aprendido novas que eu tenho certeza que eu vou usar futuramente. Além de aprender a confeccionar vários materiais que podem ser usados com as crianças que vão trazer um aprendizado significativo de maneira lúdica e atrativa para os pequenos.

    ResponderExcluir
  3. A disciplina AEA – Proposta Curricular para Berçário foi de suma importância para meu conhecimento. Ler os textos de diferentes autores e realizar as pesquisas me auxiliaram muito.
    Contribuiu para que eu pudesse aprender sobre as etapas da vida de uma criança, seu desenvolvimento motor.
    Concluindo, fez-me lembrar sobre minha infância, aprender que as crianças necessitam de atenção. Que acreditarmos nelas, darmos importância, usarmos a criatividade para interagir com elas faz diferença. Cada conteúdo que aprendi levarei sempre comigo e acredito que será muito útil. Que é muito bom poder ajudar uma criança a crescer, tornar um adulto independente, desenvolvido, criativo, ter autonomia. O quanto é importante desde cedo ensinarmos a elas a se apegarem a leitura. Gostei muito da disciplina que contribuiu para meu crescimento, mostrou como é um pouco do trabalho em um berçário e o quanto podemos ser criativos, cada proposta foi de relevância.

    Raquel Alves

    ResponderExcluir