quinta-feira, 20 de novembro de 2014

TAPETE SENSORIAL



    TAPETE SENSORIAL

Na educação infantil é muito importante o trabalho com os sentidos das crianças. O contato com texturas, cores, formas e materiais diversos desenvolve e aprimora a percepção das crianças acerca de suas habilidades sensoriais e sua relação com o mundo, além de ampliar o repertório de imagens, elementos, vocabulário, entre outros. O tapete sensorial é um recurso pedagógico que contempla todos objetivos, e pode ser utilizado de diversas formas, dependendo da criatividade do professor. Com ele trabalha – se a coordenação motora fina, percepção sensorial (tátil, visual e auditiva) e óculo manual. Além de incentivar os bebês a explorar todo o tapete, tocando, produzindo sons, observando as figuras, interagindo com as crianças na identificação dos diferentes materiais encontrados no tapete. É uma atividade interessante pois, com o incentivo do educador as crianças exploram o tapete de váriasformas, os menores rolam por cima. Já os maiores , passam as mãos por todos os apliques e se divertem. Foi compensador o trabalho da confecção do tapete!

Como que faz?

Para fazer um tapete sensorial bem simples é fácil. Recorte em retângulo jeans do mesmo tamanho e cole materiais diversos em cada um: lixa, gosma botões, velcro, algodão, linhas, lã. Etc... Depois junte os retângulos e faça um tapete grande, ou deixe separado e uma somente na hora de brincar. As crianças andarão descalças sobre este material. No calor, coloque água, papel, jornal... para que eles pisem na água e depois no papel, use também água e tinta...

DICA: Vejam como a mesma ideia pode ser melhorada e seu tapete pode ficar ainda mais bonito. Você pode fazê-lo em formato de trilha ou usando moldes diversos como as borboletas abaixo, mãos, pés, corações... Neste caso o legal é que fica mais fácil para guardar (é só empilhar e colocar numa caixa).

Para montarmos o tapete utilizamos:

  •  Lã;
  • Agulha;
  • Tesoura;
  • cola quente;
  • cola branca;
  • estilete;
  • fita ;
  • retalhos de tecido para o fundo;
  • plástico colante;
  • tinta guache;
  • algodão;
  • pedaços de lixa;
  • botões de massa;
  • rebites;
  • velcro lido;
  • velcro grosso;
  • linhas;
  • geleia ou gosma;
  • napa de couro como forro;
  • recortes de tecido jeans;
  • maquina de costura ;

Como fizemos?

  1. Nosso objetivo era fazer um tapete sensorial utilizando alguns materiais para que a criança possa se identificara-los.
  2. Primeiramente, recortamos os tecidos jeans todos do mesmo tamanho de um retângulo, para que todos fiquem do mesmo tamanho.
  3. Logo pegamos todos os matérias necessário para pregarmos nos tecidos jeans que foram recortados, pregarmos o velcro liso em um retalho, depois o velcro grosso em outro, a lixa, a lã, a linha, os rebites, os botões de massa coloridos, a gosmacolocamos o plástico por cima.
  4. Depois de todo esse material estiver colado no tecido jeans que foi recortado todos do mesmo tamanho. Cortamos retalhos de tecidos também do mesmo tamanho, maior do que o jeans, porque vamos costurar o jeans no retalho de pano. Quando todos estiverem costurados vamos emendar os retalho uns nos outros, formando assim uma passarela, para que a criança possa caminha em cima.
  5. Por ultimo usamos a napa, pegamos otapete já emendado como uma passarela e costuramos em cima da napa, para que não deslize no chão, dando assim mais firmeza pra a criança possa realmente usufruir explorar bastante desse tapete. 






Depois de pronto, o recurso ficou disponível na unidade para que fizéssemos uma belíssima exposição de todo o projeto na Universidade para toda unidade. Por isto, recomendo que isto seja considerado por você na hora de reproduzir esta ideia. Pense nos objetivos, na forma e no espaço em que o utilizarão antes de produzi-lo.Apesar das dificuldades, para os pequenos tudo é festa e novidade. Todas as crianças tiveram contato com este recurso, desde o berçário até os ciclos finais de educação infantil.Sem dúvidas, é um excelente recurso pedagógico para enriquecer os planejamentos e a incrementar rotina. E recomendável que toda criança possa experimentar esse tipo de atividade pois e enriquecedor para sua formação sensorial.  



      ACADÊMICAS :   
Claudia Aparecida
 Kamylla Oliveira
 Luzimar Maria
  Raquel Reis
 

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Neste perido tive a experiencia de vivenciar expericias inesqueciveis na diciplina Proposta Curricular para bercario, uma diciplina que no inicio tive algumas dificuldades por se AEA. Mais foi algo magico e unico, experiencia que vai me ajudar tanto na minha vida pessoal guanto na minha vida profisssional, e vai me ajudar na minha formacao. E de suma importancia essa diciplina, pois apredemos como fazer atividades com criancas, pois nao e facil agir com criancas dessa idade. Faze com que elas possam realmente ter uma prendizado significativo e relacionar as coisas no seu dia-a-dia. Eu mesma com essa diciplina tive uma aprednizagem significativa, tudo que apredi vou levar para sempre, coisa e experiecnias que achei que nunca ira vivencia. Eu creci como pessoas depois dessa diciplina, fizemos pesquizas de campo foi inesplicavel. Uma diciplina que fiz com muito amor e dedicacao assim aprendi muita coisa boa que vao acrecentando no curriculo durante minha formacao. Apredi que para uma crianca de bercario temos que repassar muito amor sabedoria para que elas se sintam queria e amada em uma ambiente onde ela vai passar boa parte do tempo, estaremos fazendo o papel dos pais. Fiquei muito feliz comigo mesma com a facilidade que tive e qual grande foi o aprendizado para minha bagagem curricular e minha formcao pessoal e profissional. Sao conteudos que nunca iremos jamais esquecer. Segundo Piaget, o principal objetivo da educacao e criar pessoas capazes de fazer coisas novas e nao simplimente repetir o que outras geracoes fizeram. Isso se idenfica bastante pois devemos apreder corretamente para podemos repassar de forma correta.

    ResponderExcluir
  3. Relatório
    Eu acadêmica Luzimar tenho um imenso prazer de ressaltar a minha aprendizagem sobre a disciplina,proposta curricular para berçário; A.E A, pois foi de riquíssima importância e aprovei toso. Pois a disciplina incentiva muito como lhe dar com os pequeninos; através da relação do professor e aluno, é algo muito importante, ele busca ser um orientador, mediador do seu conhecimento, é uma relação de companheirismo, aprendizagem, respeito e outras e depois como lhe dar com as mordidas, se descobriu o porquê das mordidas, isto a criança mostra gesto, e chamar atenção para os adultos, é como uma forma de defesa, uma fase muito prazerosa de se expressar seu sentimento; aprendemos o vocabulário da criança é uma bagagem que a criança traz de casa que aprende dos seus próprios pais; muitos dele troca as palavra e falam errado mas devemos ficar atentos e corrigi-las.
    Como lidar com fraldas e livros, pois não é uma perca de tempo colocar os pequenos ao contato com livro é exemplo de despertar a curiosidade da criança, quantos, mas cedo melhor é para o enriquecimento; cuidar e educar devemos ter uma atenção imensa de como cuidar é uma fase muito importante é uma visão entregada na visão do desenvolvimento da criança que torna um fase que passa com segurança.
    Conclui que estou pronto pra realizar qual qualquer trabalho ao intere do repetitivo, ao buscar o meu grandioso conhecimento, e com isso lhe disponho a buscar mais pesquisas e ingressar no conhecimento do dia-a-dia.
    E parabenizam a professora pela disponibilidade e paciência de interagir com a turma, foi uma disciplina de muitíssima riqueza que possamos levar como baú para conhecimento cotidiano do meu dia-a-dia. Gosto muito de criança eles tem a capacidade de decifrar alguma coisa.

    ResponderExcluir
  4. Essa matéria AEA proposta curricular para berçário, é de suma importância para mim, pois me ajudou e aumentou meu conhecimento sobre os pequenos bebês. aprendi muito, mesmo na parte teórica, como na pratica, no desenvolvimento das tarefas e dos fóruns e agora com a finalização da confecção de materiais pedagógicos que auxiliam no ensino em berçário e creches.

    ResponderExcluir
  5. Amei. Obg por compartilhar conosco. 🤗

    ResponderExcluir